segunda-feira, 12 de maio de 2008

TUDO SOBRE O IRAQUE!


Quem foi Saddam Hussein?


Saddam Hussein Abd al-Majid al-Tikriti, (
Tikrit, 28 de Abril de 1937Bagdad, 30 de Dezembro de 2006) foi um político e estadista iraquiano, e uma das principais lideranças ditatoriais no mundo árabe. Foi presidente do Iraque no período 19792003, acumulando o cargo de primeiro-ministro nos períodos 19791991 e 19942003.

Características do governo de Saddam Hussein.

O Iraque foi dirigido com mãos de ferro durante um quarto de século por Saddam Hussein, capturado hoje em Tikrit, sua cidade natal, pelas forças americanas.


Xiitas e sunitas no Iraque.


Xiitas e Sunitas são duas correntes da religião islâmica, se diferenciam em relação ao profeta Maomé e sua descendência. Os sunitas consideram os sucessores diretos do profeta Mohamed Maomé, já os Xiitas não concordam para eles o sucessor deveria ser ali, genro do profeta.
Os sunitas correspondiam as 85% de todos os adeptos da região islâmica do mundo, com uma grande maioria em paises com Arábia Saudita, Egito e Indonésia, no entanto, os Xiitas predominam em paises como Irã e Iraque. Embora no Iraque 60% sejam Xiitas, são os Sunitas que compõem o governo e exercem perseguições e repressões maioria.

Relações políticas econômicas do Iraque com os Estados Unidos nos últimos 20 anos.

Desde 1968, ano da tomada do poder pelo Baath, o país era regido por uma constituição que proclama que o povo iraquiano é formado por duas etnias principais, árabe e curda, e outras nacionalidades (assírios, caldeus, siríacos).
Petróleo é o principal recurso. O Iraque é membro da OPEP e suas reservas comprovadas de petróleo, avaliadas em 113 bilhões de barris, são as segundas maiores, atrás da Arábia Saudita. Suas reservas prováveis são estimadas em 220 bilhões de barris.

Causas e conseqüências da guerra para os dois paises.

O historiador e analista Gareth Porter escreveu: “A verdadeira ameaça de guerra civil no Iraque não vem do conflito sunitas-xiitas, mas das tensões curdo-árabes que foram remexidas pela estratégia norte-americana de ‘iraquização’. Durante o último ano, o exército dos EUA tem tentado fazer com que sunitas e xiitas combatam os insurgentes ao lado das tropas dos EUA. Mas as únicas tropas iraquianas dispostas a participar na guerra em grande número têm sido as curdas... Confiar nos curdos como auxiliares da ocupação norte-americana é uma estratégia perigosa.” (Foreign Policy in Focus, 20 de Janeiro de 2005)

Atuação da ONU e da comunidade internacional do conflito.

Durante os
anos 90, a ONU exigiu a eliminação das supostas armas de destruição de massa, que o Iraque sempre negou ter. A população do país foi castigada pelas duras sanções econômicas impostas pelas Nações Unidas. Em 1997, começaram as desavenças do regime com a UNSCOM, comissão da ONU encarregada de supervisionar o desarmamento do Iraque - por causa da suspeita de que país buscava armamento químico e nuclear -, o que se prolongaria por seis anos e que serviria de pretexto para os Estados Unidos invadirem o Iraque. Em 1998, EUA e Reino Unido bombardearam o Iraque, tentando forçar o regime de Saddam a colaborar com as inspeções da ONU.

Atual situação política, econômica, social e cultural do Iraque.


Em novembro de
1969, Saddam foi nomeado vice-presidente do Conselho do Comando Supremo da Revolução, tornando-se assim o "número dois" do regime, depois do presidente general Al-Bakr, que era seu parente.
Como vice-presidente do Iraque durante o governo do idoso e frágil
General Ahmed Bakr, Saddam controlou firmemente o conflito entre os ministérios governamentais e as forças armadas numa altura em que muitas organizações eram consideradas capazes de derrubar o governo, criando um aparelho de segurança repressivo. O novo regime logo se aproximou da União Soviética e em 1972 um Tratado de Amizade e Cooperação foi assinado entre os dois países. Depois, também foram selados acordos com a Alemanha Ocidental, o Japão e os Estados Unidos.
A
economia do Iraque cresceu a um ritmo forte na década de 1970. Saddam destacou-se por investir pesado em saúde e em educação. Devido ao sucesso do programa, o número de matrículas acabou batendo recorde, e Saddam recebeu um prêmio da Unesco em 1977.

Nenhum comentário: